O rock está morto




O rock está morto, é um titulo assustador para alguns, mas deve ser encarado com olhar calculista, por favor, leia até o final para entender o que eu digo e para não haver confusões.

Há um tempo atrás existia um garoto que era, entre outras coisas, muito tímido, criava uma bolha ao seu redor que impedia a comunicação com o resto do mundo, mas, houve uma época em que ele mudou de ares e lhe foi apresentado o rock, logo começou de leve com red hot chili peppers, linkin park, detonautas, SOAD, entre outras bandas do momento.

Assim que o entendimento não só das letras foi alcançado, mas também das mensagens na música, isso mudou o garoto, agora mais comunicativo, crítico, e preciso em suas decisões, começou a lutar pelo o que queria, quanto mais o tempo passava sua cultura aumentava e ele ia mais a fundo no rock,conheceu the offspring, ramones, nirvana, nunca se dizia um roqueiro,pois ele achava que só quem realmente alcançava o completo entendimento das raízes desse movimento merecia esse título.

Ser assim significaria para o rapaz não ter qualquer empecilho na hora de dizer o que quer e quando quiser. Vestir-se para si mesmo não se importando de qualquer forma com outras pessoas, alguém que teria o completo controle da sua vida, seriam pessoas que realmente saberiam viver a vida intensamente desligando-se das normas da sociedade e não seriam apenas um monte de gente vestida de preto e de cabelo grande tentando passar a imagem de rebelde enquanto ouvem iron maiden balançando a cabeça (não desmerecendo a banda é claro).

Mesmo agora ele admirando, led zeppelin, Jimi Hendrix, Alice Cooper, AC/DC, entre outras mil bandas incríveis que não caberiam aqui ele ainda não se achava ao nível de estar no mesmo grupo de grandes lendas.

Mas ele começa a perceber que todas as bandas em que ele realmente dava valor pertenciam ao passado, décadas de 60, 70,80; aí ele olha para o presente e se pergunta quem agora está perpetuando essa idéia? Quem faz jus aos grandes mártires de antigamente? Quem realmente faz a sua música não pensando somente em passar na MTV?

Passou muito tempo ele digerindo a essa pergunta e tentando de todas as formas ofuscar um pesadelo que sempre o atormentava:

O rock está morto.

Acompanhando pela TV e internet a repercussão do ultimo dia 13 na esperança que alguém desse uma luz, ele vê entrevistados que param na pergunta qual o grande símbolo do rock atualmente? Autores escrevem ótimos textos sobre o assunto, mas todos sempre voltados ao passado, os clipes e músicas que ele vê e ouve pelo rádio são sempre parecidos, sempre os mesmos sucessos descartáveis, as letras melosas ou quando não idiotas e sem sentido, a cada vez que ele ouve uma banda se intitulando rock dá uma pontada no coração e uma vontade arrebatadora de comer o fígado do infeliz que diz tamanha injúria e toca músicas para garotinhas de 14 anos comprarem pôsteres.

Tenta se agarrar a qualquer esperança vinda do mundo underground, mas quase sempre é tudo um barulho sem nexo, ou quando as letras são boas, mas a banda é fraca, sem garra ou empenho, que parecem um bando de eunucos que ficaram de castigo uma semana sem ver televisão.

As pessoas dizem que os jovens de hoje não são mais como antigamente em que eles saiam às ruas para protestar por algo digno e não apenas pela legalização da maconha e sim por causas realmente justas, ultimamente o jovem só leva na bunda (assim como a maioria dos brasileiros), e geralmente fica que nem palhaço olhando tudo acontecer e nem se dá ao trabalho de saber a razão de tudo. Eu arrisco dizer que em parte deve-se ao fato do pensamento roqueiro estar se esvaindo de nossa cultura, era algo que estimulava, botava pra frente e não nos fazia querer chorar, era mais que música, era uma razão da existência.

Agora o rapaz já citado tenta assimilar que algo que foi tão importante no seu amadurecimento está acabando, ficando apenas na memória algo que pretende passar aos seus filhos e quem sabe aos seus netos, para que eles um dia se tornem seres humanos diferentes da massa e mais parecidos com as pessoas que realmente deixaram uma marca no mundo.

P.S: No final das contas, o texto parece parecer um desabafo, mas tem muito mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caaaaara
Eu te Amo!!!
Falô tuudo!!

Daru disse...

Te vi lá no CR, e realmente, tudo que tu diz faz o maior sentido, malditos usurpadores do verdadeiro conceito do Rock.

Apesar de ser completamente eclético cetas coisas não descem, esses chororós que escutamos por aí por exemplo.

Definitivamente, eu sou fã de gente morta.

Abraço.

Anônimo disse...

Incrível!!

Postar um comentário