Uma homenagem a eterna Dercy Gonçalves


Sei que esse não é o tipo de coisa que vocês esperavam ver aqui, mas eu me sinto obrigado a lembrar daquela que foi uma grande influência na formação da minha personalidade.

Dolores Gonçalves Costa é, foi, e sempre será a maior atriz brasileira, digo isso sem nenhuma ressalva, pois, ninguém no mundo terá peito para fazer o que ela fez pelo Brasil. Alguém, com o que muitos chamam de irreverência, eu chamo de coragem, não é todo mundo que tem segurança de dizer o que pensa hoje em dia, e muito menos do jeito que ela dizia.

“Eu não falo palavrão, eu falo o apelido que botaram nas coisas."- Dercy

Sim eu falo dos palavrões, se tinha uma coisa que deixava ela indignada (acho eu), era a reação das pessoas as suas palavras, e com razão, não consigo compreender a inquietação por parte de alguns hipócritas em recriminar expressões tão comuns, tão corriqueiras, e que inclusive os censores falavam. Foi muito censurada, mas mesmo assim não fazia cerimônia para soltar aquele:

“Ah, não vem com sacanagem pra cima de mim que eu te mando pra PUTA QUE O PARIU!"

É claro que no começo o que mais me chamou a atenção foram seus palavrões, mas logo depois pude notar que aquela velha maluca tinha muitas histórias para contar, de como viveu e como viver, descriminação racial, social, foi chamada de meretriz, seu pai alcoólatra, fugiu de casa, tudo isso me fascinou ainda mais naquela criatura de um século de existência, e que continuava se negando a entregar as pontas, chegou a afirmar que "Só vou morrer quando EU quiser", e como uma fonte inesgotável de experiência, indiretamente me ensinou a lidar com a morte "Se tenho pecados, não lembro. A vida é um segredo. Num susto, se morre."

A sua morte para mim significou muito, como se alguém próximo a mim, tivesse ido. Uma boa parte me mim, principalmente meu humor, foi inspirada nela e nenhuma coisa que eu possa fazer vai estar à altura de demonstrar o que ela era de verdade. Divertida, desbocada, talentosa, única, e por que não linda? (um dia tatuarei sua imagem no meu corpo) Pode parecer loucura eu falar assim, mas eu não estou estragando elogios, os quais poderia me estender por paginas e paginas.

“Eu vou sentir falta de vocês. Mas vocês também vão sentir a minha”- Dercy

Eu pelo menos sinto.

0 comentários:

Postar um comentário